top of page

Como fazer o cálculo de forro de PVC?

Calcular as quantidades de todos os itens necessários para instalação do seu forro de pvc para qualquer ambiente:


O primeiro passo é ter informações sobre o ambiente onde o forro pvc será instalado. É preciso tirar a medida do comprimento e largura do cômodo e avaliar a distância da laje ou telhado até o nível em que o forro pvc será instalado.

Dica: Se seu cômodo possui paredes em diversos tamanhos, ou seja, irregulares, sempre tome a medida maior como base.


Calculando as quantidades de lâminas de forro pvc:


Para o próximo passo, segue uma dica: procure instalar seu forro pvc sempre no sentido da medida maior. Exemplo: você tem um cômodo com 5,00 x 4,00 ml, busque comprar lâminas com 5,00 ml. Isto faz com que o seu ambiente pareça ser maior.

De posse das medidas de comprimento e largura, vamos começar a calcular o material para seu forro pvc:

Tomando o exemplo acima de 5,00 x 4,00 ml:

Calculando a quantidade de lâminas:

Divida 4,00 ml (largura) por 0,20 ml (medida da largura da lâmina de forro pvc) = 20,00. Portanto serão necessárias 20 lâminas de forro pvc com 5,00 ml.

Dica: Para saber a metragem quadrada de um ambiente, é somente multiplicar comprimento x largura, em nosso exemplo: 5,00 (comprimento) x 4,00 (largura) = 20,00 m². Para saber a metragem quadrada de cada lâmina de forro pvc o processo é o mesmo, em nosso exemplo 5,00 ml (comprimento) x 0,20 ml (largura) = 1,00 m². Se quiser tirar a prova das quantidades é só considerar 20,00 m² dividido por 1,00 m² = 20,00 lâminas. Lembrando que cada comprimento de lâmina tem um valor de m², por exemplo, uma lamina de 6,00 ml (comprimento) x 0,20 ml (largura) = 1,20 m².


Como calcular o acabamento lateral do forro de pvc, em rodaforro ou sanca:


Estes acabamentos possuem barras com 4,00 e 6,00 ml como medida padrão. Se optar por rodaforro, é preciso somente somar as medidas das quatro paredes, exemplo, um comodo com paredes de 4,00x4,00 teremos um total de 16metros linear, então poderemos usar 4 barras com 4 mts que dá tranquilamente. Se optar por sanca, para que o acabamento seja esmerado, aconselhamos a não realizar emendas de pedaços na mesma parede, da seguinte maneira. Nós temos duas paredes com 4,00 ml e duas com 5,00 ml, cada sanca possuí 6,00 ml, desta forma, você vai precisar de quatro unidades de sanca.


Dica: um material que facilita a instalação das sancas e proporciona um excelente acabamento de canto, pois conseguir realizar a meia esquadria perfeita na sanca é muito difícil, devido à irregularidade das paredes, são as peças de canto e quina da sanca. Cada canto do seu ambiente vai precisar de um canto e cada quina de uma quina. Se você optou por rodaforro, não vai precisar destas peças.


Calculando o material necessário para a estrutura de seu forro pvc:


Podemos dizer que a estrutura de seu forro de pvc é a parte mais importante de toda a instalação, pois é sua realização correta que vai garantir que seu forro pvc fique nivelado e não de problemas no futuro, como “barrigas” no forro pvc. Todas as fábricas de forro pvc orientam que os metalons sejam instalados com espaçamento máximo de 60 cm entre eles. Altamente aconselhável não instalar com espaçamento maior que este, pois em pouco tempo seu forro pvc apresentara problemas, seja qual for a marca ou espessura do forro pvc. Os metalons possuem 6,00 ml como medida padrão. Considerando nosso cômodo de 4,00 x 4,00 ml, os metalons serão instalados em posição transversal ao forro pvc, portanto calculamos da seguinte maneira: divida 4,00 ml (comprimento) por 0,60 ml (espaçamento máximo entre os metalons) = 6,66 considere 7,00 é a quantidade de estruturas que você deverá ter ao longo dos 4,00 ml(comprimento). Pegue este resultado e multiplique por 4,00 ml (largura do ambiente) = 33,33 ml. Pegue este resultado e divida por 6,00 ml (medida padrão dos metalom) = 5,55555, ou seja, você vai precisar de seis metalons para realizar a estrutura de seu cômodo.

Dicas:

É aconselhável você realizar uma subestrutura para ajudar a estrutura a se manter, que pode ser feita com metalons e arames. Este assunto será abordado em nossas próximas publicações.

Para instalar os metalons nas paredes, aconselhamos a utilizar nosso produto exclusivo: Terminal de metalom. Com ele você não precisar amassar o metalom ou corta-lo ao meio para instalar na parede, somente fixar o terminal de metalom na parede e encaixar o metalom no mesmo, muito mais rápido e prático. Em nosso ambiente, vamos utilizar 8,00 estruturas ao longo dos 5,00 ml, portanto, vamos precisar de 16 unidas de terminal de metalom, ou seja, um terminal em cada ponta.

Para emendar metalons e aproveitar pedaços ou se o sem ambiente possuir mais de 6,00 ml de largura, também trabalhamos com um produto exclusivo, que é a emenda de metalom. Com este item, você não precisa transpassar os metalons e parafusar, é somente conectar a emenda de metalom aos dois metalons.


Calculando material de fixação dos metalons, acabamentos laterais e lâminas de forro pvc:

Calculando buchas e parafusos: considerando que vamos precisar de 16 terminais de metalom, e que precisamos fixar os acabamentos laterais a cada 1,00 ml na parede, vamos precisar de 30 buchas e parafusos para fixação destes itens na parede de alvenaria. Se for parede de drywall ou madeira, aconselhamos prego de aço.

A cada encontro de metalons com lâminas de forro pvc, será necessário a realizar a fixação, da lâmina de forro pvc no metalom. Portanto como vamos utilizar oito estruturas de metalom ao longo do nosso comprimento e vamos precisar de 20 lâminas, será da seguinte maneira: 8 x 20 = 160. Você precisara de 160 parafusos cabeça lentilha ponta agulha, pedaços de arame ou rebites.

Dica: pode ser feito de várias maneiras, com rebite, parafuso cabeça lentilha ponta agulha ou arame. O que menos aconselhamos é o rebite, pois é o mais difícil de trabalhar e se por ventura for necessário remover o forro será infinitamente mais trabalhoso solta-lo. Se você possui a ferramenta parafusadeira o melhor para utilizar é o parafuso cabeça lentilha, ponta agulha, pois este parafuso é auto atarraxante. Se não possuir tal ferramenta será preciso trabalhar com arame.

Segue agora alguns produtos que talvez você precise utilizar em sua instalação de forro de pvc:

Placas de isopor: Se o seu ambiente possui fechamento com telhas ou tem grande incidência de calor pela parte de cima, aconselhamos a utilização de placas de isopor sobre o forro pvc, para isolamento térmico. Será um pequeno gasto, mas com grandes retornos, pois você vai proteger seu forro pvc, terá conforto térmico no ambiente e se possui aparelho de ar condicionado, vai poupar energia elétrica e o equipamento, pois o mesmo terá que trabalhar menos devido ao ambiente mais fresco. A curto e médio prazo você terá o retorno do investimento no isopor. Lembrando para sempre comprar placas de isopor anti-chama e que existem alguns itens no mercado que prometem isolamento térmico, porém sem nenhuma comprovação, como a do isopor e da manta asfáltica. Cuidado para não desperdiçar dinheiro.

Manta Térmica: manta laminada com alumínio, super resistente que reflete 95% de calor-energia proporcionando ambientes internos muito mais agradáveis e confortáveis, além da economia com gastos de energia para refrigeração do ambiente.

Emenda H: Forro pvc possuí lâminas com tamanho máximo de 7,00 ml de comprimento, portanto, se você for instalar forro pvc em um ambiente com medida maior que 7,00 ml de comprimento, será preciso emendar uma lâmina a outra e esta é a função da emenda H, para dar o acabamento. Este produto tem medida padrão de 6,00 ml.

Emenda H Flexível: Possuí a mesma função da emenda H, que é de emendar lâminas de forro pvc, porém você pode ajustar o grau que a situação exigir, como por exemplo, um forro pvc instalado em dois níveis ou em paredes.


A SP forros e divisórias, oferece soluções para vendas e montagens de forros PVC, Forro Isopor, Forro Fibra Mineral, Forro Gesso acartonado, Divisórias eucatex, Divisórias Drywall. Atendemos as necessidades de nossos clientes com materiais de 1º linha e ótimos preços. Peça já Seu Orçamento



7.064 visualizações0 comentário
bottom of page