Sobre o Forro pvc

O forro pvc é um produto de acabamento, muito utilizado nas construções e reformas. Para tanto, é necessário certos cuidados tanto na compra do produto, como na sua montagem, já que é um material suspenso, e exige cuidado na hora de sua instalação. 

forro pvc liso.jpg

Sobre forros PVC

O forro de PVC é um acabamento amplamente usado nas construções e reformas brasileiras, devido ser um produto mais barato que outros modelos de forros e mais prático, pois depois de instalado, já fica pronto para o uso, o forro pvc é destinado à construção civil. Trata-se de um produto resistente e durável, que oferece rapidez na execução e acabamento uniforme. Permite encaixe simples entre forros, proporcionando beleza ao ambiente. É lavável, resistente à umidade, à maresia, não mancha e não desbota. O forro pvc é indicado para diversas aplicações: residências, estabelecimentos comerciais, postos de combustível, escolas, igrejas, barracões, entre outros. Adaptável a qualquer tipo de projeto, desde novas construções até reformas, dispensa a aplicação de pinturas e facilita o uso de qualquer tipo de luminárias. É um material anti-chamas, ou seja, não propaga o fogo. É leve e reduz os custos da estruturas de fixação, podendo ser utilizado tanto em estruturas de madeiras como metálicas. O forro de PVC, é muito importante procurar por produtos normatizados garantindo assim que o forro pvc passou por diversos testes antes de ser vendido ao consumidor. IMPORTANTE: O forro de PVC  deve ser instalado de acordo com os requisitos especificados no Código de Obras de cada município, seguindo a NBR 14371 na qual tem as especificações técnicas para a montagem do forro pvc.

A SP Forros PVC não assume responsabilidade por falhas de instalação por pessoas que não são especializadas. Só comercializamos produtos que atendem a NBR 14285, ou seja, forros totalmente testados pelo INMETRO. No momento da instalação procure saber se o profissional é especializado, garantindo assim a segurança e durabilidade do forro de pvc.

Transporte e manuseio do forro pvc

Os forros de PVC devem ser transportados na horizontal, com empilhamento máximo de 1,00m, em pacotes de forro. Os perfis devem ser totalmente apoiados em seu comprimento, para evitar que se deformem. Para o transporte, os veículos devem estar com a superfície limpa, livre de objetos que possam danificar o produto. Não é permitida a colocação de carga acima dos forros. Para transporte em veículos fechados, a temperatura interna da carreta não deve ultrapassar 45ºC. Depois de retirados do veículo, os forros devem ser armazenados em ambiente com temperatura inferior a 45ºC, se possível na sombra sem contato direto com solo, em local fechado ou coberto por lonas de cores escuras (abrigado de sol e chuva) e protegido das projeções de outros materiais de construção (cimento, gesso, cal, tintas, etc.). Para armazenagem, as pilhas de forro pvc devem ter no máximo 1,50m de altura. Não é permitido arrastar e caminhar sobre as embalagens. Não é permitido usar cordas para amarrar as embalagens. O produto deve sempre ser transportado por 2 pessoas.

forro-pvc-caindo.jpg

Você mesmo que vai instalar o forro pvc?

Instalação do forro pvc

  • Defina o sentido de colocação do forro. Preferencialmente coloque o forro na direção da linha de visão das pessoas para proporcionar maior amplitude ao ambiente.

  • Marque a altura em que o forro deverá ser instalado em todas as paredes. Com ajuda da linha, marque em toda parede a altura. Faça os furos para fixação das cantoneiras.

  • Recorte perfil metalon  com o comprimento de 1cm menor que a distância medida entre as cantoneiras.

  • Apóie esse perfi metalonl nas cantoneiras, distanciando cerca de 30cm da parede.

  • Fixe o metalon na cantoneira com parafuso de cabeça flangeada.

  • Utilize o perfil cantoneira para fazer os pendurais. Meça o comprimento do pendural. Fixe-o a uma distância de 30cm da parede, com parafusos flangeados.

  • Marque uma distância de 70cm do pendural as cantoneiras e instale o segundo, repetindo o procedimento acima e sucessivamente até finalizar o ambiente o último pendural deve se localizar a 30cm da parede.

  • A segunda linha de pendurais deve distar 70cm da primeira, em ambientes externos.

  • Para ambiente interno, deve distar 50cm. Importante: os pendurais devem ser fixados sempre na posição vertical.

  • Após toda a estrutura colocada, a próxima etapa será fazer o travamento, utilizando o perfil cantoneira. Para isso, coloque o perfil cantoneira sobre os perfis tubulares, encostando-o nos primeiros pendurais.

  • Fixe a cantoneira nos pendurais. O travamento deve ser repetido a cada 1,4 metros, para a devida fixação. Coloque os rodaforros e forros, conforme as 4 etapas de instrução de colocação de forro descritas abaixo:.

  • 1- Encaixe a lâmina com o engate macho virado para baixo. Fixe a lâmina com elementos de amarração pela aba.1

  • 2- Para colocação da última lâmina, corte-a na dimensão entre o fundo do acabamento e o encaixe fêmea, com uso de estilete.

  • 3- Coloque a parte cortada sobre o acabamento e encaixe as duas extremidades das lâminas (macho e fêmea).

  • 4- Deixe uma folga de 3 a 4 mm nos encaixes dos forros para dilatação. Importante: Quando instalar o forro a uma distância inferior a 50cm do telhado, utilize isolantes térmicos.

Antes de iniciar a colocação do forro de PVC, verifique se a estrutura de sustentação está plana e nivelada para evitar imperfeições. O espaçamento máximo entre um perfil e outro é de 0,70cm dependendo do fabricante. Em locais em que emendas serão necessárias, utilize um sarrafo para apoio do perfil H. Antes de iniciar a colocação do forro, instale as bases de apoio de luminárias, ventiladores e outros acessórios, que não devem ficar pendurados diretamente no forro. É proibida a fixação da estrutura em tirantes não rígidos.

esquema de montagem de forro pvc.png